A Mobilização Social pela Educação de Gov.Nunes Freire
realizou no dia 05 de agosto a I Oficina de capacitação para Coordenadores da Família,
na Câmara de Vereadores ,com inicio as 08;30hs.
Tendo
como facilitadora da formação a Professora Margarene
Costa,que assumiu a pasta da coordenação da Família.
A
oficina contou com a participação das coordenadoras da Mobilização de GNF,da
superintendente de ensino Angela Guida,coordenação pedagógica da SEMED/GNF
e da participação de gestores e auxiliares administrativos das unidades
escolares de 6º ao 9º ano.A participação dos Gestores e auxiliares
administrativos ,se fizeram necessário em virtude do entendimento das
atribuições dos coordenadores da família e recaem que a FAMÍLIA terá um
representante dentro das escolas,participando dos processos
educacionais:Planejamento,tomadas de decisão,acompanhamento aos
indicadores(taxa de evasão,reprovação) garantido e assegurando os direitos dos
alunos e da família.
COORDENADORAS DA FAMÍLIA:
Raimundo Costa Ribeiro (Chapeuzinho Vermelho)
Maria de Nazaré Moraes Quadro(Vila Nova )
Maria José Santos da Silva(Alcino anexo)
Luciene da Silva(Vitoria Barros)
Rosenilde da Conceição Silva (Hamilton Werneck)
Francely de Marcia dos Santos Cruz(Alcino Gomes)
Nara Luciana Menezes da Silva(Monteiro Lobato)
Conheça detalhes do Projeto:
Vivemos hoje
na sociedade da tecnologia e da informação. A velocidade é a principal
característica das ações humanas, tendo em vista que tudo é transformado
rapidamente. “A dificuldade de lidar com o tempo é uma das características mais
marcantes da sociedade contemporânea” (GUIMARÃES, 2007, p. 26). Os valores
parecem ter ficado para traz, a educação das crianças hoje é vista,
equivocadamente, como responsabilidade apenas da escola, e não da família como
deveria ser.
Justificativa
A relação
entre escola e família vem sofrendo intensas transformações e se constituindo
tema de diversas pesquisas. É inegável a necessidade de manter um
relacionamento harmonioso entre a escola
e a família com a finalidade de ampliar a qualidade de ensino e o
comprometimento dessas instituições com a educação das crianças.
.
Objetivo Geral
Intensificar a participação dos pais nos esforços de
melhoria do aprendizado, desenvolvendo estratégias que auxiliem professores e gestores
na aproximação família–escola.
Objetivos
Específicos
Ø
Melhorar o
IDEB do município;
Ø
Contratar
pessoas para o exercício da função (coordenador da família);
Ø
Inserir no
contexto escolar um representante da família (coordenador da família);
Ø
Destinar o
coordenador da família, inicialmente ás escolas de 6° ao 9º ano;
Ø
Aproximar a
família da escola;
Ø
Garantir os
direitos da família no processo educacional;
Ø
Assegurar os
direitos da criança e adolescentes (ECA);
Foco
Ø Famílias e alunos.
Estratégia
Ø Visitas Domiciliares;
Ø Oficinas;
Ø Palestras;
Ø Gincanas;
Ø Passeios
Ø Mobilização social;
Ø Paródias;
Ø Concursos;
Ø Mutirões;
Ø Premiações;
Ø Cinema;
Ø Cursos (informática)
Atribuições
Ø Exercer a função de mediador (família e Escola);
Ø
Atendimento e
acompanhamento de alunos (evasão escolar);
Ø Acolher bem a família no ambiente escolar;
Ø Realizar visitas domiciliares;
Ø Tirar dúvidas das famílias;
Ø Participar das tomadas de decisões da escola;
Ø Auxiliar as famílias no acompanhamento da vida escolar
dos filhos;
Ø Conhecer todos os espaços da escola;
Ø Auxiliar a escola em suas atividades internas e
externas;
Ø Conhecer os alunos da escola de atuação;
Ø Monitorar a frequência dos alunos;
Ø Acompanhar o rendimento dos alunos;
Ø Caminhar no espaço escolar, especificamente no
intervalo da merenda;
Ø Observar o comportamento individual dos alunos;
Ø Criar estratégias de aproximação entre a família e
a escola;
Ø Garantir a permanência do aluno dentro da escola;
Ø Cobrar da família o acompanhamento no dever de
casa;
Ø Criar um calendário de atividades específico para a
família;
Ø Planejar atividades informais para a família;
Ø Criar uma rede Inter setorial para auxiliar as
famílias;
Ø Contribuir na organização do espaço escolar;
Ø Encaminhar ao diretor situações problemas de
alunos/família que necessitem de atendimento/acompanhamento do Conselho e
centro de assistência psicossocial;
Ø Atendimento individual do aluno e da família, no
espaço escolar;
Perfil do Coordenador
Ø Boa comunicação;
Ø Capacidade de trabalhar em conjunto com outros
parceiros (tirar dúvidas, encaminhar para outros profissionais, dividir
responsabilidades);
Ø Conhecimento da comunidade em que a escola está
inserida;
Ø Escuta e observação;
Ø Facilidade para adaptar a linguagem com diferentes
públicos: jovens, funcionários da escola, pais, líderes comunitários;
Ø Iniciativa para criar redes na comunidade: entre
familiares, organizações sociais, empresas;
Ø Iniciativa para desenvolver diferentes tipos de
atividades de integração entre pais, alunos e funcionários da escola;
Ø Ser flexível;
Ø Ser
imparcial
Ø Ter
cuidado com as palavras;
Ø Ter um bom relacionamento com a equipe técnica e
pedagógica da escola;
Ø Ter
uma postura educativa;
Ø Trabalhar
com o paradigma da responsabilização;
Considerações Finais
Apoio para as equipes
escolares no desenvolvimento de diferentes canais e estratégias de comunicação.
Ø Repensar o espaço escolar/acolhimento;
Ø Ações formativas para pais – o “currículo de casa”;
Ø Agenda equilibrada –“não
só ser chamado para notícias ruins”, “não só ser chamado pra ajudar na festa
junina” (grupos focais);
Ø Estratégias diferenciadas para pais em situação
mais vulnerável –visitas domiciliares,
horários diferenciados, articulação com equipamentos públicos do entorno;
Ø Construção de parceria entre família e escola – exige planejamento, estratégias, formação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário